Licença ambiental de Belo Monte não tem data para sair

A intenção do consórcio Norte Energia é aproveitar o período chuvoso, que deve começar nas próximas semanas, para realizar a instalação do canteiro de trabalhos iniciais (AE)
Publicado em 14 de outubro de 2010

Data: 01 de outubro de 2010
Veículo: Agência Estado

BRASÍLIA – A licença ambiental provisória para a instalação do canteiro de obras da usina de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), não sairá mais em setembro, como era esperado. Segundo uma fonte do Ibama, a licença não será emitida hoje, último dia do mês de setembro. Assim sendo, não será cumprida a previsão do consórcio Norte Energia, responsável pela obra, de que a autorização para o canteiro seria liberada ainda em setembro.

Não há previsão sobre o prazo para a liberação do documento. Uma outra fonte do Norte Energia afirmou que todos os documentos solicitados pelo Ibama foram entregues, inclusive as complementações. Segundo essa fonte, uma última informação adicional foi entregue ontem às 18h.

O Ibama pediu que o consórcio buscasse junto ao ministério da Saúde aval à proposta dos empreendedores para o futuro controle da malária na região da obra. “Isso era uma complementação e entregamos ontem”, disse a fonte.

A intenção do consórcio Norte Energia é aproveitar o período chuvoso, que deve se iniciar nas próximas semanas e se estender até meados de março do ano que vem, para realizar a instalação do canteiro de trabalhos iniciais, de preparação para, com o início da seca, começar etapas mais pesadas do projeto, como a construção da barragem.

Faça seu comentário

Nome
*obrigatório
E-mail
*obrigatório
Website

Divulgue!