#PareBeloMonte ganha a web

Publicado em 28 de agosto de 2011

No último 25 de agosto, o mundo todo protestou contra Belo Monte nas redes sociais.

Só no Twitter, a hashtag #PareBeloMonte foi mencionada mais de 10 mil vezes. As mensagens, além de serem de repúdio, em sua maioria traziam informações sobre o motivo de sermos contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte e recados para as instituições financiadoras do projeto.

Financiadores
Os bancos foram os maiores alvos do protesto virtual.

O maior financiador do projeto, o BNDES (@BNDES e @bndes_imprensa), recebeu mais de 1.100 tweets. O Itaú-Unibanco, o Banco do Brasil e o Bradesco receberam, em média, 300 mensagens do microblog cada um.

Trending Topics
Apesar da expressiva adesão, a hashtag de protesto não fez parte dos Trending Topics Brasil no Twitter. A blogueira Aldrey Riechel criou uma página para monitorar os Trending Topics do dia com a hashtag e comprovou que o volume de mensagens com #PareBeloMonte era expressivamente maior do que o volume de mensagens com os termos em Trending Topics. Mas por quê?

Essa resposta, oficialmente, não há. Mas profissionais que trabalham com redes sociais cogitam que o problema tenha sido o fato de #PareBeloMonte já ter aparecido entre os termos mais comentados e, por isso, os algoritmos do Twitter devem bloqueá-lo.

Mais criatividade (ainda) e pelo menos a mesma animação na luta: fica a promessa para nossa próxima ação.

Comentários (11)

  • marly machado |

    05/09/2011

    Sou contra a construção da Usina DE Belo Monte.
    Será uma tragédia ecológica, o impacto ambiental que causará. Querem transformar o norte do país em seca e alagados. Até um passarinho sabe disso. Mas o burro*Homem tem uma vontade enorme de destruir a natureza em nome do Progresso. Que Progresso?….

    Responder
  • Deborah F.V. |

    07/09/2011

    Não apenas uma tragédia, mas também o silêncio que fica na voz dos que protestam … Cadê o povo que bate panela, que sai às ruas, faz greve… Ah sim, apenas na líbia, frança, inglaterra! O brasil precisa aprender a gritar. Gritar pelos seus direitos, pelas crianças, índios, idosos, saúde. Gritar pela Natureza, pois essa quando resolver falar.. não haverá, Dilma, Lula, gaddafi e tantos outros que calarão a sua voz… E nós, seremos os primeiros a ensurdecer diante de seus gritos.

    Responder
    • valencia |

      20/11/2011

      Concordo com vc ,Deborrah, O Brasil precisa sair nas ruas e protesttar contra esta agrecao a Natureza que destruira nao so o Brasil mas o mundo todo o impacto sera enorme .So os nossos governantes e que nao querem ver isto … no minimo deve ter corrupcao na bagagem…..Brasil saia as ruas partem o Brasil nem que seja por um dia e mostre a estes governantes o que realmente o povo quer e nao o que os governantes querem….. Energia Limpa que tal investir em ENERGIA SOLAR… limpa , barata pois o Brasil tem de montao tem oano todo……. abra sua mentalidade governantes…..

      Responder
  • Apolo |

    14/09/2011

    O EIke Batista que ganhou de herança as terras de ouro e minérios que antes eram do Brasil do pai, o General da ditadura militar Eliezer Batista, depois intermediou mais de 20 toneladas de ouro de Serra Pelada para fora do país nesse tem po de excessão, sendo que os militares deixaram um rombo de dívida externa de mais de 20 bilhões de dólares e uma inflação de mais de 20% ao mes, ainda deixaram no poder o Sarney, o Collor, o Maluf, o Jader Barbalho, o ACM e um monte de bionicos que junto com a trupe dos sindcalistas roubam descaradamente o Brasil com leis causistas da ditadura civil.

    Responder
  • Efren Saqueto |

    08/10/2011

    Os povos indígenas têm todo o direito sobre essas terras, essa usina de Belo Monte fere os preceitos constitucionais , eles são poucos e nós somos muitos , nós não queremos a destruição do Xingu !!!

    Companheiros estamos juntos !!!

    Responder
  • saulo |

    26/12/2011

    Ongs hipócritas financiadas com o dinheiro do exterior querendo parar belo monte!
    chega dessa ladainha

    Responder
  • Carol |

    13/04/2012

    Milhares de vidas irão se perder com a construção de Belo Monte, além disso várias pessoas perderão suas terras . Isso é desumano e por isso o desenvolvimento se torna irrelevante diante tanto caos.
    Uma construção de tal porte, além de ser arriscada à economia, é inteiramente prejudicial ao patrimônio ambiental e social que ali se encontra.

    Eu tenho apenas 16 anos de idade e um sonho : Ser socióloga . Dentro de minha idade , percebo o quanto tenho que evoluir e amadurecer , mas diante de todas as limitações impostas a uma cidadã como eu , nunca vou compreender o quanto a ganância de um país pode destruir algo tão belo como sua biodiversidade.
    Dentro de uma constituição positivista tão bela teoricamente, sempre me decepciono com o fato de não ser posta em prática . '' Ordem e progresso'' ou "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim" não tentaria passar para a população a verdadeira ética social? Que ética é essa?
    Sei que há benefícios,mas também tenho conhecimento de que há muito mais malefícios.
    Espero que no futuro, o país deixado tanto em meus quanto nos braços dos jovens atuais, possa levar em consideração toda base democrática. Talvez um sonho apenas , mas como diria o sociólogo Danilo Miranda 'Ainda acredito em utopias, em transformar o mundo' .

    Responder
    • Erwin |

      19/05/2012

      QUE PELAS PALAVRAS CAROL, CONTINUE SEMPRE ASSIM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      ESTE SEU DESABÁFO SERVE TAMBÉM COMO RESPOSTA A ESTE TAL DE (SAULO)!! QUE ELE QUEM É HIPÓCRITA.

      Responder
    • Roberta |

      12/11/2012

      Palavras muito sábias Carol

      Responder
  • Claudio Próspero |

    10/09/2012

    Vamos combater a MATRIX-energética promovendo a WEB-energética ?

    Car@s, olá.

    Convido-os para a conversação que iniciei em:

    WEB da Energia = criando uma contrapartida, COLABORATIVA e DISTRIBUÍDA ao modelo atual – AUTORITÁRIO e CENTRALIZADO (Ex.: Eletrobrás e Petrobrás)

    http://escoladeredes.net/group/novaeconomia/forum

    Abraços colaborativos…

    Claudio

    Responder
  • Mary |

    03/11/2012

    O Povo deve sair as ruas p protestar contra esse absurdo!! Temos q acorda esses brasileiros q estão cegos, vamos Brasil acorda, cade aq povo q protestava em busca dos seus direitos/ideais. As pessoas de antigamente lutaram tanto e hj em dia ngm faiz mais nada…. Vamos fazer um movimento unir essse Brasil e sair as ruas com um unico proposito BELO MONTE!! Juntos podemos mudar essa tragedia ambiental q esta prestis a acontecer.
    Aq frase hipocrita q contem na bandeira brasileira p q serve.. ORDEM E PROGRESSO, nunca teve nenhum dos dois e parece q perderam a cabeça de vez… vão acabar com a nossa maravilhosa natureza! Pare Belo MOnte!!!!!!

    Responder

Faça seu comentário

Nome
*obrigatório
E-mail
*obrigatório
Website

Divulgue!