Romaria das Águas solta 1200 tartaruguinhas no Xingu em protesto contra Belo Monte

WE BUILD CONNECTIONS WITH ORGANIZATIONS AND COOPERATE WITH SMART PEOPLE ALL OVER THE WORLD

Movimentos sociais de Altamira, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio (Souzel), no Pará, realizaram domingo (20) a primeira Romaria das Águas em defesa do Rio Xingu e contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. O ato, idealizado pela Igreja Católica em parceria com o Movimento Xingu Vivo Para Sempre e o Movimento Negro da Transamazônica, contou com a  participação de cem pessoas, entre ativistas, pescadores e ambientalistas.
Uma romaria fluvial levou os participantes das três cidades – as mais impactadas pela obra – dos portos de Vitória e Souzel até a praia Munhenhê, na área conhecida como Tabuleiro do Embaubal, o maior nascedouro de quelônios da América do Sul. Localizado a jusante do reservatório, o Tabuleiro, arquipélago relativamente bem preservado, é considerado de “importância biológica extremamente alta” pelo Ibama. De acordo com cientistas que pesquisaram a área,  a sedimentação do rio provocada pela usina será fatal para as tartarugas.
Para celebrar a vida e denunciar o que potencialmente pode ser destruído caso a barragem seja construída, foram despejadas na beira da água cerca de 1200 filhotes de tartarugas, jabutis e tracajás. A ação foi proposta pela Secretaria do Meio Ambiente de Souzel, através do programa Quelônios Para Sempre, que recebe apoio da WWF Brasil.
Durante a celebração em Munhenhê, discursos da igreja, movimentos e prefeitura colocaram em xeque o modelo de desenvolvimento que prioriza a expansão do latifúndio, do agronegócio e do desenvolvimento destruidor, em detrimento da biodiverside, dos povos tradicionais e da Amazônia. A manifestação aconteceu no dia da Consciência Negra, data também resgatada na Romaria.
Confira abaixo, na íntegra, o discurso da coordenadora do Movimento Xingu Vivo Para Sempre, Antônia Melo, na praia de Munhenhê, em Souzel.
 

Comments (8)

e isso ai meu povo ,,lute pelo seus ideais,,,Deus esta a nossa frente,,e vai dar forças ´para lutar e vencer ,,,,,,diga não,força …….

Força e união! Não podemos desistir e nem permitir!

Acho um desrespeito ao povo do Xingu,eles estão sendo ignorados nos seus direitos,suas vidas estão ameaçadas.
Temos de unir e dizer não a este projeto assassino,de devastação e destruição da Amazonia e de seu povo.
E para isso,temos de conseguir o maior numero de brasileiros e de assinaturas na luta contra a Usina de Belo Monte.

Esse é o certo se podesse eu taria ai brigando contra esse absurdo .

Um país como o Brasil, não deveria comportar governantes sem consciência ético-política "globalizada", sem respeito aos direitos humanos, sem o respeito a Vida e ao Planeta! Política deveria ser "vocação", e não jogo de interessesses políticos e financeiros. Ou ainda acham que índio nao é gente!?
"Quem morre calado é sapo, debaixo do pé do boi", já cantava uma companheira de luta no MA!
O repudio a esse projeto está sendo divulgado pelos conscensuaosos críticos além fronteiras, e aqui na Europa temos sido ativos do modo mais possível. Uno-me a todos nessa luta.
Cordialmente,
Lu.

Um país como o Brasil, não deveria comportar governantes sem consciência ético-política "globalizada", sem respeito aos direitos humanos, sem o respeito a Vida e ao Planeta! Política deveria ser "vocação", e não jogo de interessesses políticos e financeiros. Ou ainda acham que índio nao é gente!?

Só se lembram q índio é gente na hora da eleição…

SOU DE SAO PAULO E VEJO QUE AQUI NAO CHOVE DEVIDO AO DESMATAMENTO DA AMAZONIA

Deixe um comentário