Defensoria obtém suspensão de decisão que beneficiava Empresa Norte Energia em desapropriações irregulares

Publicado em 14 de novembro de 2012

No último dia 09 de novembro de 2012, o desembargador Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, suspendeu a decisão de imissão provisória na posse proferida nos autos da Ação de Desapropriação nº 1766-34.2012.4.01.3903, proposta pela empresa Norte Energia S/A, que tramita na Vara Única Federal de Altamira, em desfavor de Maria do Socorro de Oliveira e outros, proprietária de imóvel rural localizado no km 55 da Rod. Transamazônica, município de Vitória do Xingu, no Pará.

A suspensão da decisão é fruto de Ação movida pela Defensoria Pública do Estado do Pará recorrendo da decisão do juiz federal de Altamira, através do Agravo de Instrumento nº 0053960-80.2012.4.01.0000/PA, apresentando, entre os fundamentos, que empresa autora não comprovou ser o imóvel desapropriado declarado de utilidade pública, já que o Decreto e a Resolução Autorizativa nº 3293/2011, da ANEEL juntados aos autos estavam incompletos, sem anexo, onde consta o memorial descritivo da área total de interesse para a implantação da hidrelétrica de Belo Monte.

Para a Defensora Pública Andréia Macedo Barreto, essa decisão só demonstra o que já tinha constado desde a publicação do decreto e da Resolução da ANEEL: não foi divulgada à população a área total que foi declarada de utilidade pública, constante no anexo I da Resolução Autorizativa da ANEEL e do Decreto, que é de interesse da empresa para a implantação da hidrelétrica. E essa não divulgação vem se reproduzindo nos processos judiciais de desapropriação, o que é ilegal, pois além de atentar contra o direito de propriedade e moradia, também viola o disposto no Decreto-Lei 3365/1941, que trata dessas desapropriações.

As informações são da Defensoria Pública

Comentários (4)

  • sudam |

    15/11/2012

    AGORA CHEGOU A HORA DE TODOS REUNIR JUNTOS E PARAR DE VEZ COM ESTA USINA UM VONTADE ESTA AI PRA JUNTAR A TODOS E DARMOS UM GRITO DE VITORIA ESPIRITO SANTO CONTINUE AI JUNTO A TEU POVO CONTINUE A LUTAR PESSOAL A VITORIA VAI CHEGAR

    Responder
  • eustou |

    15/11/2012

    NA MINHA OPINIAO CHEGOU A HORA DE TODOS SE MANIFESTAR AI QUERO VER

    Responder
  • Eu |

    15/11/2012

    Caros do Xingu Vivo, conheço muito a obra, de fosse efetuada da forma certa seria ótima pois nunca ira atingir a geração de energia prometida, menor seria perfeita com menos impacto, menos direcionamento de funcionários ao qual o CCBM nunca preparou-de para receber esta (funcionários) e Altamira virou no que vi, perguntem ao todo poderoso Marcos Sórdi gerente administrativo do CCBM qual sua diretriz Administrativa? Ele nunca teve e por isso esta acontecendo o quebra quebra nos canteiros, e, o Diretor Luiz Sergio????? Seu curriculo????? pela parte da tão poderosa odebrecht que e o Sr Gomes????? o que faz a Andrade Gutierrez e a Odebrecht para Altamira trazer criminosos????? e isso que a obra vai fazer??? E vcs vão deixar, vou ficar ligado no site acionem um juiz serio. Conto que belo monte sai mas não com estas dimensões e com a direção do CCBM busca da o nada para Altamira

    Responder
  • Renato |

    20/11/2012

    Defensoria obtém suspensão de decisão que beneficiava Empresa Norte Energia em desapropriações irregulares

    Responder

Faça seu comentário

Nome
*obrigatório
E-mail
*obrigatório
Website

Divulgue!