Justiça Federal determina que Funai prossiga demarcação de terra Munduruku

WE BUILD CONNECTIONS WITH ORGANIZATIONS AND COOPERATE WITH SMART PEOPLE ALL OVER THE WORLD

autodemarcação
Em decisão publicada nesta quarta, 29, o juiz federal Ilan Presser, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, determinou que a Funai se manifeste definitivamente sobre o processo de demarcação da Terra Indígena (TI) Sawre Muybu, dos indígenas Munduruku, localizada às margens do rio Tapajós na região de Itaituba, Pará. A TI deve ser parcialmente alagada pelo projeto da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós caso a obra seja realizada.

Iniciado em janeiro de 2001, o processo de demarcação da TI Sawre Muybu, de pouco mais de 178 mil hectares, se arrastou por mais de dez anos, sendo que o relatório circunstanciado, que mapeia a área e determina sua extensão, foi concluído em 2013 e está parado desde então na Funai. Em setembro de 2014, durante uma reunião com os indígenas, gravada pelos Munduruku, a então presidente do órgão, Maria Augusta Assirati, afirmou ter sido pressionada por setores do Governo Federal para não assinar o relatório e a demarcação que, se aprovada, inviabilizaria legalmente a construção da hidrelétrica

Diante da morosidade da Funai e das manobras do governo, no início de novembro do último ano os Munduruku decidiram assumir autonomamente a autodemarcação do território, processo no qual detectaram uma série de invasões e mineração ilegal na área.

Paralelamente, o Ministério Público Federal (MPF) acionou a Justiça para que a Funai desse prosseguimento ao processo de demarcação. Em Ação Civil Pública de janeiro deste ano, o MPF pede ao TRF1 que determine liminarmente que a Funai se manifeste acerca da aprovação ou não do relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação (RCID) da Terra Indígena Sawré Muybu e faça publicar o resumo de seu teor no Diário Oficial da União, acompanhado de memorial descritivo e mapa da área. A ACP também demanda o prosseguimento de todo o processo demarcatório pelas vias institucionais, e que, em caso de descumprimento, seja imposta à Presidência da Funai, ao Ministro de Estado da Justiça e à Presidenta da República multa diária cujos valores devem ser revertidos aos Munduruku.

Nesta terça, o juiz Presser deferiu parcialmente a ACP, antecipando os efeitos da tutela para determinar à FUNAI que se manifeste acerca do Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação (RCID) da TI Sawré Muybu no prazo máximo de 15 dias, dando o mesmo prazo para a publicação, no caso da aprovação do RCID, do seu resumo nos Diários Oficiais da União e do Pará. Em relação aos argumentos do governo e da Funai de que não existiria prazo estipulado para o andamento do processo relativo à TI, o juiz afirma que “ainda, em relação à União julgo IMPROCEDENTES todos os pedidos”.

Por fim, o juiz condenou a Funai “ao pagamento de danos morais coletivos no importe de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) com juros de mora desde o evento danoso, 6/10/1993, e correção monetária a partir desta data (conforme súmula 362 do Superior Tribunal de Justiça) a ser revertido em investimentos diretos em políticas públicas destinados aos indígenas da etnia Munduruku, rejeitado o pedido em relação à União”.

O processo tramita na Vara Federal de Itaituba com o número 1258-05.2014.4.01.3908

Íntegra da sentença

Acompanhamento processual

 


Posts relacionados

Deixe um comentário