Garimpo destrói o território Munduruku e deve ser combatido, afirmam lideranças do Alto e Médio Tapajós

WE BUILD CONNECTIONS WITH ORGANIZATIONS AND COOPERATE WITH SMART PEOPLE ALL OVER THE WORLD

No início do mês de junho, uma ação do Grupo Especializado de Fiscalização do Ibama destruiu uma série de equipamentos em um garimpo ilegal situado no território dos indígenas Munduruku na região do Rio das Tropas, ao lado da Floresta Nacional do Crepori, município de Novo Progresso (PA). A ação foi acompanhada pelo repórter Fabiano Maisonave, da Folha de São Paulo, que publicou uma matéria no dia 11/06 com detalhes da operação e da participação de indígenas na atividade garimpeira.

No último dia 15, o Movimento Munduruku Ipereg Ayu e a Associação Da’uk, da região do Alto Tapajós, e a Associação Pariri, do Médio Tapajós, divulgaram uma carta aberta com uma posição unificada sobre o envolvimento de indígenas no garimpo ilegal. No documento, os indígenas reafirmam a decisão, tomada em assembleia geral da Nação Munduruku, de combater os garimpos, criticando duramente os parentes envolvidos na atividade. Mas também alertam: os donos de garimpos nem foram incomodados nessa operação.

Leia abaixo a íntegra do documento:

O caminho do povo munduruku

Na luta encontramos forças pra seguirmos nosso caminho. Nós munduruku defendemos que a floresta do rio Tapajós é nossa garantia de vida. A floresta e o rio sofrem com o garimpo já sofremos muitas violências do governo que quer construir barragens em nossos rios.

Queremos esclarecer alguns fatos sobre a operação contra garimpos em nossa terra e que saíram nos jornais lembrando da operação El Dorado de 2012 quando nosso parente Adenilson Krixi foi morto. Nessa operação a polícia invadiu a aldeia Teles Pires (não um garimpo como saiu nos jornais) e um delegado atirou em nosso guerreiro. Aguardamos até hoje que a justiça condene o assassino do Adenilson Krixi.

Também falaram nos jornais que a polícia saiu do garimpo depois de meia hora porque não estavam preparados. Os donos de garimpos nem foram incomodados nessa operação.

Por fim nos dias 22 a 24 de março de 2017 em assembleia do povo munduruku realizada na aldeia Sai-Cinza os caciques determinaram a Pusuru que em 15 dias ela notificasse a todos os garimpeiros pariwat ou munduruku que retirassem suas máquinas da Terra Indígena.

Todas as assembleias munduruku reforçam que nosso caminho não é o do garimpo, estamos trabalhando nosso Plano de Vida e em nossos encontros das mulheres nosso caminho está definido que nossa terra é sagrada, que queremos nossos rios limpos, nossos locais sagrados respeitados.

O encontro de caciques e lideranças munduruku do médio Tapajós, na aldeia Sawre Muybu no dia 11 de junho de 2017 que contou com a presença de indígenas da região do Planalto Santareno e do baixo-Tapajós, reforçou que nosso caminho é da luta e contra todas as doenças que envenenam nossas florestas e rios.

Os munduruku que estão nos garimpos estão em um caminho de doenças, mentiras e corrupção, não falam pelo povo e sim por seus interesses. Não são lideranças são garimpeiros se escolheram o caminho das doenças.

Nosso caminho que se fortalece em nossa educação com o Ibaorebu e nos encontros de mulheres e nas alianças com outros povos que lutam por uma vida melhor e autônoma em seus territórios.

Trabalhamos por isso e continuaremos nesse caminho apesar das ameaças as vidas de nossos guerreiros e seguiremos junto com o Cacique Geral Arnaldo Kaba, denunciando o que está errado.

Sawe

Movimento Ipereg Ayu

Associação Da’uk

Associação Pariri (munduruku do médio Tapajós)

 

 

Deixe um comentário