1989

Posted by
|

Entre 20 e 25 de fevereiro de 1989, aconteceu em Altamira (PA), o 1o. Encontro dos Povos Indígenas do Xingu. Com a participação de cerca de 3 mil pessoas – 650 eram índios -, o evento foi um protesto massivo contra o projeto de construção de cinco hidrelétricas planejadas pela Eletronorte no Xingu. A primeira seria Kararaô, mais tarde rebatizada de Belo Monte.

Organizada pelos caciques Paulinho Paiakan, Raoni Metuktire, Ailton Krenak e Marcos Terena, a manifestação pretendia colocar um ponto final às decisões tomadas na Amazônia sem a participação dos índios. O encontro ficou marcado pelo gesto de advertência da índia kaiapó Tuíra, que tocou com a lâmina de seu facão o rosto do então diretor da Eletronorte, José Antônio Muniz Lopes. O gesto forte de Tuíra foi registrado pelas câmaras e ganhou o mundo em fotos estampadas nos principais jornais brasileiros e estrangeiros.

Ocorrido pouco mais de dois meses após o assassinato do líder seringueiro Chico Mendes, em Xapuri (AC), que teve repercussão internacional, o encontro de Altamira adquiriu notoriedade inesperada, atraindo não apenas o movimento social e ambientalista, como a mídia nacional e internacional. Logo depois, o projeto foi paralisado.

Continue a ler…

Sobre o encontro

Às portas da Rio +20 – e vinte e três anos depois da primeira vitória dos povos contra o projeto de barramento do rio em 1989, o histórico 1º Encontro dos Povos Indígenas do Xingu -, acontecerá um encontro decisivo: o Xingu +23. Pescadores, ribeirinhos, pequenos agricultores, indígenas, movimentos sociais, acadêmicos, ativistas e defensores do Xingu estarão juntos em Altamira, a partir do dia 13 de junho, para decidir os próximos passos na luta contra a hidrelétrica mais polêmica do planeta. Pariticipe!

Como ajudar?

Você pode ajudar participando do encontro, procurando os comitês de mobilização, divulgando nas redes sociais e locais de vivência, e também contribuindo financeiramente para que o Xingu +23 aconteça
Siga o XIngu +23: Twitter | Facebook
Salutation - A Premium BuddyPress ThemeCopyright © 2011 Parallelus. All rights reserved.